NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Vacinação Há 62 dia(s)

Sucesso na Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa em 2023

A campanha de vacinação contra a febre aftosa em 2023 foi um verdadeiro sucesso! Graças [...]

#Educação Há 62 dia(s)

Massapê unida contra o Aedes Aegypti: Educação e Saúde em Ação!

Olá pessal! contamos com vocês para uma iniciativa fundamental para a nossa cidade: a M [...]

#Educação Há 66 dia(s)

Lançamento do Programa de Educação Docente em Massapê!

A Prefeitura de Massapê, em parceria com a UVA, Funcap e Universidade de Stanford, tem a [...]

#AssistênciaSocial Há 67 dia(s)

Mais 135 Famílias Beneficiadas pelo Programa Ceará Sem Fome em Massapê

A Prefeitura de Massapê tem a satisfação de anunciar que mais 135 famílias foram contemp [...]

#Educação Há 69 dia(s)

Cursinho Pré-Vestibular de Massapê: Realizando Sonhos Acadêmicos!

Aula Inaugural do Cursinho Pre-vestibular 2024

#Cultura Há 74 dia(s)

Encerramento Triunfante: Carnaval de Massapê 2K24!

O Carnaval de Massapê 2K24 encerrou com chave de ouro! Foi uma noite repleta de muit [...]

#Cultura Há 77 dia(s)

Carnaval 2024 em Massapê: Diversão e Segurança em Destaque!

O Carnaval em Massapê 2024 começou com o pé direito! A Prefeitura dedicou esforços para [...]

#Data Comemorativa Há 90 dia(s)

PREFEITURA DE MASSAPê LANÇA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA CULTURAL DO MUNICÍPIO

Programação é composta por oficinas, apresentações culturais, slam, teatro, dança, música, artesanato e outras expressões, manifestações e ações culturais.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito