Além de se mobilizar para combater a pandemia do coronavírus, a população também deve estar atenta para impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. No Ceará, o período das chuvas contribui para a eclosão dos ovos do mosquito e, consequentemente, expõe mais pessoas ao risco de infecção.
"Além do trabalho da Secretaria de Saúde em monitorar os índices e preparar o equipamento público para receber os pacientes que apresentem sintomas da dengue, é preciso a conscientização da população do município para que haja uma organização coletiva no combate ao mosquito", afirmou Rosemiro Guimarães, Secretário de Saúde de Massapê.
Quais os sintomas da doença?
Os principais sintomas apresentados por quem foi infectado pelo Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) são febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas e ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Quem apresentar algum desses sintomas deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Como funciona o tratamento?
O tratamento para a dengue tem como objetivo aliviar os sintomas, como febre e dores no corpo. Além disso, é importante manter a hidratação e ficar em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.
Quais as medidas de prevenção?
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, eliminando a água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em tampas de garrafas.
Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. O mosquito transmissor é mais ativo durante o dia, por isso, os mosquiteiros podem proteger aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
A mobilização do município é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Convoque sua família, amigos e vizinhos para essa batalha.