CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 02/06/2023 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITA ALINE ALBUQUERQUE REALIZOU A ENTREGA DE DUAS AMBULANCIAS PARA DISTRITOS DO MUNICIPIO LOCALIDADES DE ARRAIAL E PAUS BRANCOS FORAM CONTEMPLADAS COM AMBULANCIA
#Saúde 11/05/2023 SECRETARIA DA SAÚDE AMPLIANDO A COBERTURAVACINAL MASSAPÊ INOVA COM A BUSCA ATIVA VACINAL (BAV) BUSCA ATIVA VACINAL (BAV)
#Saúde 22/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE MAIS DE 1.500 ULTRASSONOGRAFIAS REALIZADAS Em menos de 2 anos já foram realizadas mais de 1.500 exames de utrassonagrafias
#Saúde 20/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE MASSAPÊ REALIZA UM DAS MAIORES CAMPANHAS DE MULTIVACINAÇÃO Massapê realiza campanha de multivacinação
#Saúde 05/08/2022 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA ENCONTRO SOBRE A SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO SEMANA MUNDIAL DO ALEITATMENTO MATERNO
#Saúde 14/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE CONSTRUÇÃO DO PLANO DE FLUXO DA SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO

Equipe do selo UNICEF e profissionais das secretarias de educação, saúde e assistência se reúnem nessa tarde para discutir e construir um plano de fluxo da saúde mental do município.

O Selo UNICEF busca mobilizar os municípios para qualificar as políticas públicas de promoção, defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes. Esta mobilização acontece por meio do estímulo à gestão por resultados e, para isso, esta edição do Selo UNICEF introduz o conceito de Resultados Sistêmicos.

O resultado sistêmico 5 visa Capacitar profissionais de saúde, educação, assistência social e outros que atuam diretamente com crianças e adolescentes para escuta empática, acolhimento e apoio nas questões de saúde mental, com atenção para o impacto das desigualdades de gênero e raça, com atividades estruturadas e sistemáticas, para o fortalecimento e cuidado com a saúde mental de adolescentes, jovens e profissionais da Rede de Apoio.

#assistênciasocialmassapê #construindoumanovahistória #educaçãomassape #saudemassape #alinealbuquerque #PrefeituraDeMassape

#Saúde 08/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE DISTRITO DE PADRE LINHARES E REGIÃO GANHA NOVA DENTISTA

O Secretário da Saúde, Dr. Rosemiro Guimarães, em nome da Prefeita Aline Albuquerque, esteve hoje no Centro de Saúde da Família de Padre Linhares Apresentando a nova Dentista, Dra. Jeane Arcanjo, que atenderá a população da região de Padre Linhares e Aiuá.

No momento a Equipe de Saúde da Família realizava mutirão de Vacinação contra a COVID-19.

#construindoumanovahistória #saudemassape #alinealbuquerque #PrefeituraDeMassape

#Saúde 06/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE PSF DO MUMBABA DE BAIXO REALIZA ATIVIDADES SOBRE HIGIENE BUCAL NA ESCOLA DO DISTRITO

Nesta segunda-feira, 6 de junho, o Centro de saúde da Família - PSF do Mumbaba de Baixo, realizou atividades sobre higiene bucal com os alunos da escola Francisco Canuto.

A iniciativa se deu por meio da equipe de saúde bucal da unidade, onde houve palestras educativas, seguido de avaliações individuais da saúde bucal dos respectivos alunos.

Durante todo o dia, participaram dessa ação, 225 estudantes do turno matutino e vespertino, como também as professoras responsáveis por cada turma.

#construindoumanovahistória #saudemassape #alinealbuquerque #PrefeituraDeMassape

#Saúde 03/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE O MANUSEIO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a capacitação das Equipes de Saúde da Família dos Centros de Saúde Sede I, III e Mumbaba sobre o manuseio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O PEC facilitará o atendimento à população e guardará todos os registros da clientela numa base nacional.

#construindoumanovahistória #saudemassape #PrefeituraDeMassape #alinealbuquerque

#Saúde 02/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE AÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde, realizou ações do Programa Saúde na Escola (PSE), na Escola professora Maria do Carmo carneiro (Pontes Vidal).

Entre as ações realizadas estão: avaliação da acuidade visual, exame físico com enfermeiros e clínica em saúde bucal.

#Saúde 02/06/2022 SECRETARIA DA SAÚDE COMUNICADO DA SECRETARIA DA SAÚDE

Comunicamos a todos que o País passa por um processo de desabastecimento de SORO, que está afetando todas as unidades públicas e privadas.

O momento é de extrema economia e racionalizar o uso para o extremo necessário.

Resguardando as urgências e emergências. O momento é crítico e de racionalizar seu uso.

As entidades COSEMS e CONASEMS estão lutando para resolver a situação, junto à indústria produtora dos insumos.

Atenciosamente

Secretaria da Saúde

#Saúde 26/05/2022 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA A SEMANA DA ENFERMAGEM E O SIMPÓSIO MASSAPEENSE DE ENFERMAGEM

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde realiza a 3ª Semana de Enfermagem de Massapê e o 1ª Simpósio Massapeense de Enfermagem, com a temática "Enfermagem: Ciência e Arte do Cuidado Afetivo".

Dentre os inúmeros conferencistas locais, também participaram a Profe. Dra. Isabel Cristina Kowal Olm Cunha da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), falando sobre Competências Profissionais; Dra. Irlanda Pontes falou sobre "Liderança em Enfermagem", Dra. Rosana Liberato sobre "Segurança do Paciente".

Em torno de 60 profissionais, entre Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares do município participaram do evento.

O Secretário da Saúde, Dr. Rosemiro Guimarães logo na abertura no evento, resgatou a história da brasileira e mundial da Enfermagem.

#assistênciasocialmassapê #construindoumanovahistória #alinealbuquerque #PrefeituraDeMassape #saudemassape

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE DÁ INÍCIO A VACINAÇÃO DE CRIANÇAS EM MASSAPÊ

A Prefeitura de Massapê, através da Secretaria da Saúde, iniciou na manhã de hoje, 18 de janeiro, a vacinação das crianças de 11 anos, ao todo, 37 receberam sua primeira dose.

Foram vacinadas várias crianças da SEDE II, Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima. Amanhã serão vacinados as crianças da SEDE IV, Unidade Básica de Saúde do Centro.

Equipe da Secretaria da Saúde segue trabalhando empenhada na luta contra a COVID-19.

Todo esforço será em vão se você não fizer a sua parte. Por isso continue usando máscaras e tomando todos os cuidados necessários.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE ISSO É GRIPE OU COVID?

Existem novos casos de gripe e Covid aparecendo em todos os lugares, por isso, é bom manter o alerta ligado!

É normal que nos períodos chuvosos a infecção pela famosa virose se torne comum. Nos últimos dias parte do Brasil tem se contaminado com o vírus da gripe, inclusive da nova variante H3N2, e, em um período de pandemia, o que mais surge na cabeça da população é: qual a diferença entre ela e a COVID-19?

Ambas as doenças são bem semelhantes, contudo, uma forma de impedir o contágio é usando máscara!

Em caso de suspeita de COVID-19, é de fundamental importância procurar a Centro de Saúde da Família mais próximo para que a testagem seja realizada.

E ah, lembra de se manter hidratado, essa é uma das melhores formas de aumentar sua imunidade e afastar o vírus da gripe!

Juntos, logo sairemos dessa!

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE PANDEMIA NÃO CABOU!

A pandemia do não acabou. Por isso, continue com as medidas de proteção contra o coronavírus.

Faça sua parte:

— Use máscara de proteção (cobrindo o nariz e a boca);

— Mantenha distanciamento;

— Lave frequentemente as mãos com água e sabão;

— Use álcool em gel 70% para higienização;

— Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;

— Evite aglomerações.

O coronavírus é altamente contagioso. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos, objetos ou superfícies contaminadas.

Por isso, é importante evitar aglomerações e sempre higienizar as mãos e os ambientes.

Cuide-se, não deixe de usar máscara de proteção.

#Saúde 16/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE COMUNICADO DA SECRETARIA DA SAÚDE

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde informa que a Vacinação das Crianças ocorrerá por idade.

Esta semana receberemos 250 doses, em que serão Vacinadas as primeiras Crianças de 11 anos.

Os agendamentos da Vacinação ocorrerá por Centro de Saúde e Agente Comunitário de Saúde.

Fique atento!

#Saúde 15/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA REALIZA A CARAVANA DA SOLIDARIEDADE

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde, está trazendo a Caravana da Solidariedade, uma ação inovadora, em conjunto com o Hemoce.

Para participar da Caravana da Solidariedade é necessário ter uma quantidade mínima de 10 doadores e agendar o horário. Procure seu Agente de Saúde ou a Mila na Secretária da Saúde, para realizar o agendamento.

A campanha começará a partir de terça-feira, dia 18 de janeiro, de 7h as 18h. Caso o número de doadores seja maior, a campanha acontecerá até dia 21.

Monte o seu time de heróis e vem doar sangue no Hemoce.

#Saúde 15/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE CADASTRO DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS NO CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL
#Saúde 10/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE MASSAPÊ É O 17° MUNICÍPIO DO CEARÁ QUE MAIS VACINOU CONTRA COVID-19

Com todos os esforços da Secretaria da Saúde, a cidade de Massapê é o 17° Município do Ceará que mais vacinou contra Covid-19, 6° da Zona Norte e o 3° da Regional de Sobral.

Parabéns a todos os profissionais que fazem a equipe da Saúde de Massapê.

#Saúde 06/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE ATENDIMENTOS DO CAIS PELO WHATSAPP

Mais praticidade, mais conforto, mais agilidade nos atendimentos do CAIS!

Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Massapê está disponibilizando um novo canal de atendimento para o CAIS (Centro de Atenção Integrado a Saúde).

Agora, você pode agendar seu atendimento através do WhatsApp com o número (88) 99218-9114.

Agora ficou bem mais fácil né?

Estamos inovando sempre, trabalhando para o bem da coletividade.

#Saúde 06/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DA SECRETARIA DA SAÚDE

A Secretaria da Saúde de Massapê informa a suspensão de cirurgias eletivas, visitas aos pacientes Internados e restrição de acompanhantes, a determinação é da Secretaria da Saúde do Ceará.

Confira a nota abaixo:

"Considerando o crescente número de casos de Síndrome gripal no Ceará e no Pais, o que têm gerado preocupação, principalmente após os múltiplos episódios relacionados ao vírus influenza A do subtipo H3N2, diante da pandemia de COVID-19, vimos por meio deste, informar a suspensão de cirurgias eletivas, visitas aos pacientes internados, bem como restrição de acompanhantes em todas as Unidades Hospitalares da Rede SESA, como medida de prevenção e controle para evitar agravamento dos casos no Estado.

Vale ressaltar que diante do contexto atual da pandemia de COVID-19 e circulação de Influenza no Estado, o monitoramento do cenário epidemiológico é determinante para a tomada de decisão em tempo oportuno."

O hospital Senador Ozires Pontes segue determinação da SESA.

#Saúde 05/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE SAIBA O QUE SÃO MEDICAMENTOS ESPECIALIZADOS OU MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO? Na matéria abaixo vamos mostrar para você o que são eles e como se cadastra para receber
#Saúde 03/01/2022 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETÁRIO DA SAÚDE RECEBE O NOVO MÉDICO DA LOCALIDADE DO PÉ DA SERRA

Em busca de uma melhor qualidade no atendimento na zona rural, a Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde, recebeu na manhã da última segunda-feira, 3 de janeiro, médico Dr. Willamy Pedrosa.

Dr. Willamy será o novo médico que vai compor a Equipe da Estratégia Saúde da Família da localidade do Pé da Serra, região com diversas comunidades.

Essa é mais uma conquista da gestão da Prefeita Aline Albuquerque.

#Saúde 14/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA MAIS UMA OFICINA DE CAPACITAÇÃO

Com o intuito de capacitar os profissionais para melhor atender a população, a Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta terça-feira, 14 de dezembro, a II Oficina de Capacitação para os Profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre ESUS-AB/Previne Brasil.

O organizado pela Secretaria da Saúde, contou com a presença de 99 profissionais da área, entre eles os Agentes de Saúde, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

A Prefeitura segue capacitando os profissionais para que a população massapeense receba o melhor atendimento possível.

#Saúde 10/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETÁRIO DA SAÚDE E DE FINANÇAS VÃO ATÉ À SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO EM BUSCA DE FIRMAR CONVÊNIOS

A pedido da Prefeita Aline Albuquerque, os Secretários da Saúde, Dr. Rosemiro Guimarães, e da Finanças, Gilson Andrade, estiveram no dia 9 de dezembro, na Secretaria da Saúde do Estado (SESA) em busca de firmar convênios e recursos para a Saúde de nosso Município.

A Prefeita Aline Albuquerque não mede esforços para melhorar cada vez mais a qualidade da saúde pública da nossa cidade.

#Saúde 08/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE NOVO PRAZO PARA DOSE DE REFORÇO

O intervalo para aplicação da terceira dose em pessoas a partir de 18 anos no Ceará será reduzido de cinco para quatro meses (120 dias). A decisão foi pactuada nesta terça-feira (7) durante 8ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A medida é válida para quem completou o esquema vacinal (duas doses) com os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A dose de reforço deverá ser necessariamente desta última vacina, independentemente das doses anteriores.

A resolução apoia-se na nota técnica 59/2021, do Ministério da Saúde, na qual amplia-se a vacinação com dose de reforço para toda a população adulta, visto que estudos mostraram amplificação da resposta imune após a terceira dose tanto na população com idade entre 18 e 59 anos, quanto nas pessoas com 60 anos ou mais.

Em relação ao uso do comprovante de vacinação para entrar em ambientes públicos ou privados, a antecipação da terceira dose para quatro meses após o esquema vacinal inicial (duas doses) não terá interferência. Para fins de fiscalização, será considerado, no entanto, atraso na aplicação da dose de reforço a partir do quinto mês, conforme indica o Ministério da Saúde.

#Saúde 04/12/2021 CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPO SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
#Saúde 03/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE COMUNICADO DA SECRETARIA DA SAÚDE

A Secretaria da Saúde de Massapê informa que o comprovante de vacinação contra a Covid-19 será exigindo a todos os pacientes que usam a topique para se deslocar até Fortaleza, por conta de exigências da Secretaria da Saúde do Estado.

A medida já entrou em vigor e será válida para todos os colaboradores e passageiros.

A exigência do passaporte sanitário faz parte das deliberações do Comitê de Combate à Pandemia de Covid-19 e visa atender ao disposto na Lei Estadual n° 17.633, bem como ao Ofício n° 08/2021, da Casa Civil do Governo do Estadual do Ceará.

#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETÁRIO DA SAÚDE REPRESENTA PREFEITA EM REUNIÃO DESCENTRALIZADA
#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA DA SAÚDE CAMPANHA DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A

Se Você tem crianças de 6 meses a menores de 5 anos, procure o Centro de Saúde da Família mais próximo para receber a dose de Vitamina A.

Segundo o Ministério da Saúde, a suplementação com Vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade reduz o risco global de morte em 24% e por diarreia em 28%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a administração de Vitamina A para prevenir a carência, a xeroftalmia1 e a cegueira de origem nutricional em crianças de 6 a 59 meses.

Data: 3 de dezembro de 2021.

Local: Centros de Saúde da Família.

Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 16h.

#Saúde 30/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE INFORME EXAME DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde ofertará para as Mulheres Trabalhadoras o Exame de Prevenção do Câncer de Colo Uterino e de Mama.

O exame será ofertado todas às terças e quintas-feiras no Centro de Saúde da Família - Sede IV, com o intuito de ofertar assistência qualificada, sobretudo, para as Mulheres Trabalhadoras da Indústria, Comércio, Rural, Donas de Casa e Domésticas, entre outras.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o método principal e mais amplamente utilizado para rastreamento do câncer do colo do útero é o teste de Papanicolaou (exame citopatológico do colo do útero), que pode reduzir de 60 a 90% a incidência do câncer colo uterino invasivo.

O agendamento deverá ser efetuado com a (o) Agente de Saúde de sua área.

Local: Centro de Saúde da Família - Sede IV.

Dias: Terças e Quintas-Feiras.

Horário: 18h30 até às 21h.

#Saúde 30/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE MÉDICO UROLOGISTA É CONTRATADO PELA PREFEITURA

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde, durante o "Novembro Azul", lançou as ações de Saúde do Homem na cidade.

Dentre as ações implantadas, ocorreu a contratação de um Médico Urologista para realização de consultas de prevenção de câncer de próstata, das vias urinárias, cirurgias de fimose e vasectomia, entre outras.

A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para consultas de prevenção de câncer de próstata.

Realize o exame. Vergonha é não se cuidar!

#Saúde 29/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA EXAMES DE PSA EM HOMENS

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde, realizou hoje, dia 29 de novembro, 64 exames de PSA (Antígeno Prostática Específico) dos 100 homens que estavam agendados, em alusão ao "Novembro Azul". ??

O exame de PSA é importante para o rastreamento de um possível câncer de próstata.

O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Normalmente o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

#Saúde 26/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE SECRETARIA DA SAÚDE RECEBE DOAÇÃO DO MOVIMENTO UNIDOS PELA VACINA E DO BANCO ITAÚ

A Secretaria da Saúde recebeu na manhã desta quinta-feira, 25 de novembro, a doação de uma câmara de conservação de vacinas e seis caixas térmicas com termômetro acoplado.

A câmara de conservação de vacinas tem alto desempenho na segurança dos componentes que abriga. O equipamento é extremamente necessário tanto nos ambientes de saúde pública.

Também conhecida como geladeira ou refrigerador para vacinas, a câmara de conservação de vacinas possui uma excelente capacidade de conservação, mantendo a qualidade do material de vacinação. Isso permite, que esse material esteja apto para a aplicação adequada em adultos e crianças.

As doações foram feitas pelo Movimento Unidos pela Vacina e o Banco Itaú.

#Saúde 25/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITA ENTREGA AMBULÂNCIA PARA A LOCALIDADE DE SALGADINHO

A Prefeita de Massapê, Aline Albuquerque, esteve nesta manhã 25 de novembro, na localidade de salgadinho. Na ocasião foi entregue uma ambulância que ficará a disposição da UBS para transporte de pacientes que necessitem de atendimento no Hospital de Massapê. Com a ambulância, os atendimentos e urgências serão realizados com mais rapidez.

Também estiveram presentes na solenidade o Secretário de Saúde Rosemiro Ximenes, a enfermeira responsável pela UBS Daiane Marques, o vereador Carlos Michel, além de outras lideranças.

Além do Salgadinho, o equipamento atenderá também as localidades vizinhas como: Várzea da Cruz, Morgado, Santa Luzia e Morro Vermelho.

#Saúde 24/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITA REÚNE-SE COM O SECRETÁRIO E A EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DA SAÚDE

A Prefeita Aline Albuquerque, realizou na noite de ontem (24), uma reunião de alinhamento da área da saúde. Participaram da reunião o Secretário de Saúde Rosemiro Ximenes e toda equipe técnica da Secretaria da Saúde.

O objetivo principal da reunião foi traçar metas e melhorias, reiterando o zelo e o cuidado da gestão com a população massapeense. Na reunião também foi debatida a atuação da gestão municipal no período da pandemia e as medidas necessárias para o avanço da vacinação e a prevenção de novos casos.

A Prefeita Aline ouviu com atenção as demandas e reafirmou seu compromisso com a saúde de Massapê.

#Saúde 23/11/2021 SECRETARIA DA SAÚDE POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria da Saúde empossa os novos membros do Conselho Municipal da Saúde para o biênio 2021 a 2023.

O Conselho tem o papel de exercer o controle social do SUS em âmbito municipal, propondo políticas, programas, ações e serviços de saúde, além de acompanhar a execução financeira dos recursos.

#Saúde 14/04/2021 SECRETARIA DA SAÚDE DENGUE: SINTOMAS, TRATAMENTO E MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Além de se mobilizar para combater a pandemia do coronavírus, a população também deve estar atenta para impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. No Ceará, o período das chuvas contribui para a eclosão dos ovos do mosquito e, consequentemente, expõe mais pessoas ao risco de infecção.

"Além do trabalho da Secretaria de Saúde em monitorar os índices e preparar o equipamento público para receber os pacientes que apresentem sintomas da dengue, é preciso a conscientização da população do município para que haja uma organização coletiva no combate ao mosquito", afirmou Rosemiro Guimarães, Secretário de Saúde de Massapê.

Quais os sintomas da doença?

Os principais sintomas apresentados por quem foi infectado pelo Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) são febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas e ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Quem apresentar algum desses sintomas deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Como funciona o tratamento?

O tratamento para a dengue tem como objetivo aliviar os sintomas, como febre e dores no corpo. Além disso, é importante manter a hidratação e ficar em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.

Quais as medidas de prevenção?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, eliminando a água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em tampas de garrafas.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. O mosquito transmissor é mais ativo durante o dia, por isso, os mosquiteiros podem proteger aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

A mobilização do município é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Convoque sua família, amigos e vizinhos para essa batalha.

#Saúde 09/02/2021 SECRETARIA DA SAÚDE SAIBA QUANDO VOCÊS DEVE CHAMAR O SAMU Ligue para o SAMU somente se estiver diante de uma situação de emergência. Um trote pode impedir que uma vida seja salva.
#Saúde 29/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE IDOSOS COMEÇAM A SER IMUNIZADOS CONTRA A COVID-19 EM MASSAPÊ A prefeita Aline Albuquerque acompanhou a vacinação
#Saúde 21/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITURA DE MASSAPÊ COMEÇA A DESCENTRALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS Um grande avanço para que os Massapeenses que agora não precisaram locomover até o Hospital Municipal
#Saúde 09/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE DR. ROSEMIRO APRESENTA AS INSTALAÇÕES DO HOSPITAL AO NOVO MÉDICO DO MUNICÍPIO Dr. Jurandir é clínico geral e infectologista
#Saúde 01/01/2021 SECRETARIA DA SAÚDE O QUE É CORONAVÍRUS? (COVID-19) VEJA COMO SE PREVENIR Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença
www.massape.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 04:15:41