# » 22 de Fevereiro de 2018

Prefeitura de Massapê e Secretaria das Cidades realizam 2ª Oficina dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Ocorreu na manhã dessa última terça-feira, 20 de fevereiro, a segunda oficina realizada pela Prefeitura de Massapê em parceria à Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. O encontro teve como objetivo reunir os catadores de materiais recicláveis massapeenses, apresentando e debatendo projetos, visando a inclusão dos mesmos no processo de adesão do Município ao sistema de aterro sanitário. O evento, que ocorreu no Polo de Convivência Aurimar Pontes, além dos catadores, contou com a presença de secretários municipais, de servidores públicos, da Presidente da Rede Estadual de Catadores do Ceará, a Sra. Lilian Teixeira, e da Técnica Social da Secretaria das Cidades, Dra. Meire Matos.

Entenda: Diante da substituição dos lixões, prevista na Lei Nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Massapê passou a integrar o consórcio da Central de Tratamento de Resíduos Região Norte, localizado em Sobral, onde o aterro sanitário já está em fase de conclusão. A partir do fato de que essa mudança afetará diretamente os munícipes que retiram o seu sustento e de familiares através da coleta de lixo reciclável, as oficinas realizadas com os catadores tornam-se fundamentais no amparo do Poder Público aos mesmos durante a transição dos sistemas de coletas. Com o Aterro Sanitário já em funcionamento, esses profissionais serão direcionados e preparados para desenvolverem seus trabalhos nas Centrais de Triagem, onde os resíduos sólidos serão separados e enviados à Sobral para a aterragem. Para isso, foi sugerido aos mesmos a organização, seja em cooperativas ou em grupos, para garantir a participação nos projetos municipais ou estaduais que venham tratar sobre o assunto.