# » 16 de outubro de 2018

Prefeito Jacques Albuquerque oficializa a implantação da Controladoria Geral do Município (CGM)

O Prefeito Jacques Albuquerque participou, na tarde da última quinta-feira (11), da solenidade de apresentação e implantação da Controladoria Geral do Município de Massapê (CGM), onde oficializou Talita Azevedo no cargo de Controladora-Geral, e Alexandre Pinto no cargo de Auditor de Controle Interno, conforme as Leis Municipais nº 787/2017 e 804/2018.
A Controladoria Geral é o órgão responsável por acompanhar, monitorar, avaliar e realizar o controle interno do Município, além de zelar pela observância dos princípios da Administração Pública e pela qualidade e independência do Sistema de Controle Interno.  A CGM age em conjunto com outros órgãos, assessorando-os, se preciso, e também participando das ações setoriais, através da realização de auditorias e procedimentos de controle. É ela que informa à autoridade administrativa competente quando é identificado fatos ilegais, ilegítimos ou antieconômicos, expedindo recomendações e monitorando o cumprimento dessas, para que possam ser tomadas as devidas providências para a correta adequação da Gestão. A Ouvidoria e a Transparência Pública, bem como o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº12.527/2011), também são de responsabilidade da CGM.
A implantação da Controladoria Geral garante mais transparência por parte do Município na relação com os munícipes; além disso, efetiva o desejo da Gestão Municipal em buscar um melhor aproveitamento dos recursos e patrimônios do Executivo, tornando-o responsável não só pela gestão, mas também pelo monitoramento de suas ações.